Perfil

Eduardo Favilla

Nacionalidade: Brasileiro.
Data de nascimento – 05/04/1985

Eduardo começou no kart com 7 anos de idade. A paixão pelo esporte começou cedo e teve influência familiar uma vez que familiares próximos acompanhavam o esporte de perto através das transmissões televisivas, principalmente das vitórias que os pilotos brasileiros conquistavam ao redor do mundo.

Descendente de imigrantes italianos e espanhóis por parte de pai e portugueses por parte de mãe, o brasileiro, que é portador de deficiência auditiva (perda severa do ouvido esquerdo e perda moderada do ouvido direito),  nascido na Cidade de São Paulo, foi conquistando seu espaço dentro do kartismo amador.

Porém sem condições financeiras suficientes para prosseguir profissionalmente no esporte, teve sua trajetória interrompida aos 14 anos, voltando apenas 10 anos mais tarde e não parando mais desde então. No cenário nacional conquistou vitórias e títulos em importantes campeonatos como o Kart Club Baixada Santista, Kart for Friends, entre outros.

Em 2014, Eduardo conheceu o mundo do Deaf Kart que nada mais é do que competições de kart, na Europa, para pilotos portadores de deficiência auditiva. Iniciou-se então sua trajetória internacional. Com habilidade atrás do volante, Eduardo se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Campeonato Europeu de Deaf Kart, além de ter sido Campeão Italiano e também Irlandês de Deaf Kart. Foi também Vice-Campeão Norte Irlandês e Dinamarquês de Deaf Kart. Ele também se tornou o primeiro piloto surdo brasileiro e no mundo a conquistar uma vitória durante uma etapa do Campeonato Mundial de Kart (competição aberta a pessoas com e sem deficiência).

Em 2015, já de volta ao Brasil, Eduardo participou dos principais campeonatos pelo país, alcançando resultados significativos, entre eles o título das 500 milhas de Betim e também a final do Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, entre outros.

Foi em 2015 também que Eduardo ingressou na Scuderia GP28, equipe atual campeã brasileira de kart na categoria F400. O objetivo foi participar pela primeira vez, em 2016, de uma temporada completa como piloto profissional e em competições organizadas e reconhecidas pela CBA.

A meta principal de Eduardo agora é se consolidar como piloto no cenário do kartismo brasileiro mantendo um legado que vai além da paixão pelo esporte.

A temporada de 2017 certamente trará novas perspectivas e desafios a serem superados em competições nacionais e internacionais.